Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Proporção Touro/vaca em monta a campo - Por Valdir da Trindade Filipini

Gostaria de saber qual a melhor relação touro/vaca, considerando aspectos como raça, região, area do potreiro, desgaste do touro, e taxa de final de prenhez.
Se alguem tiver conhecimento de algum trabalho cientifico ou por experiencia propria, gostaria de trocar informações.
Obrigado.

26/01/2010 22:51:25
lucas eduardo zanoni - Zoot Jr USP FZEA

Existem muitos fatores que influenciam na escolha adequada da relação touro/vaca. Entre elas estão a raça do animal ( taurino x zebuíno – os taurinos são menos resistentes a temperaturas altas), sua idade e sua nutrição. Fatores externos ao animal, como o relevo também influenciam, sendo que quanto mais acidentado menor o rendimento do animal.
Para touros jovens, que são mais susceptíveis ao estresse da monta (entre 18 a 24 meses para zebuínos) é recomendado em torno de 10 a 15 vacas para cada. Também é recomendável a realização de um teste andrológico para avaliação da qualidade do sêmen e um teste de libido sexual.
Agora touros adultos podem ficar responsáveis pela cobertura de até 40 fêmeas.
Se o lote necessitar de mais de um touro recomenda-se que os animais sejam da mesma idade e porte, para que o risco de ocorrer dominância de um sobre o outro diminua. Se por exemplo um animal dominante for subfértil a taxa de prenhes do lote cai drasticamente. Por isso mais uma vez se recomenda que os animais que serão inseridos no lote façam exames de libido e um de fertilidade do sêmen.
Fontes:
Valle, E.R., O que condiciona a relação touro:vaca na criação extensiva e qual é a relação recomendada para monta natural a campo?; EMBRAPA GADO DE CORTE, disponível em , acesso em 18/06/2011.


15/07/2011 18:29:51

Você só pode comentar se estiver logado.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados