Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Como mudar as caixas de lugar? - Por Eduardo Beato

Boa dia a todos.
O meu empregado do sítio que "cuidava" de minhas abelhas foi embora... e agora resolvi eu mesmo cuidar delas. Estou pesquisando muito... tenho uma dúvida, gostaria de saber quais os cuidados e de que forma eu tiro as 10 caixas do lugar onde elas estão e levo para um outro que fica a 300 metros de distância?
qual melhor hora?
embrulhar com lona?
o que mais devo fazer?
Muito obrigado.
Eduardo Beato
Poços de Caldas MG

05/01/2010 11:13:13
oscar roberto pfau

Vc deveria fazer um curso em apicultura,inicialmente. Mudar colmeias é um tema muito delicado,ainda mais na distancia que vc quer, Nesta situação, vc terá com certeza o retorno de abelhas e se vc naõ fazer corretamente, pode ocorre acidentes fatais,dai minha recomendação. Mas, vamos lá. Vc vai inicialmente preparar as caixas ,ou seja vai tirar as sobrecaixas,para facilitar o manuseio.vai esperar alguns dias, e dai sempre fazendo devagar ,sem pressa vc vai inicialmente levar ,na boca da noite , as mais fracas,- vc estara bem paramentado e teu fumigador aceso, com fumaça branca . Passe baforadas no interior do ninho,devagarinho,ao redor e espere elas se acalmarem, dai vc fecha o alvado com serragem molhada e cobre com um pano a caixa e transporta num carrinho de mão ,devagarinho. No novo estaleiro , vc apenas abre o pano ,da baforadas e cobre ,contra chuva. Deixe por alguns dias, depois que acalmar na transferencia vc acerta tudo - no outro dia ha alvoroço , por isto a coisa é mudar com racionalidade,sem pressa,para não gerar acidentes e ferroadas. , a noite vc no estaleiro daquelas que vc já mudou, vc vera bolinho de abelhas que retornaram.-geralmente elas ficam debaixo do alvado,na tampa de baixo,por isto vc deixara no local uma tampa,tão logo vc mude a colmeia. Vc as pega com cuidado e vai leva-las ao novo local. è quase certeza que não voltarão. Deixe passar mais uns dias ,escolha um dia frio,nublado e na noitinha leve as mais fortes (1 ou 2-mas escolha de tal forma que vc levara caixas não contiguas ,e proceda como ja falei, sem pressa ,com muita fumaça . Isto tudo porque a distancia que vc esta querendo instalar é muito proxima do apiario anterior ,dai q va devagar ,com racionalidade ,mudando ,para não ocorre acidentes. Abelha ,não suporta odores,barulho, a distancia de 500 a 1000 mts de residencia é muito correta e ainda com uma cortina de mato qu e faça com q ela suba ao sair do alvado ,é recomendavel Na vertical vc muda tranquilamenta,mas na horizontal, vc precisa ser extremamente paciencioso, acho que te recomendei o correto,tambem teu relato não da mais condiçoes de uma analise mais pormenorizada. Reafirmo que vc seja extremamente cauteloso e va participar de um curso em alguma associação de apicultores ,urgentemente . Não abuse com o inseto que ele pode te acidentar e muito.

17/03/2011 19:09:58

Você só pode comentar se estiver logado.

Email:
Senha:

Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados