Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Ajuda para coelho doente - Por ANA LUCIA FERREIRA DE MENDON

Tenho um casal de coelhos e pro aproximadamente 03 meses minha coelha teve tres ninadas e na ultima ela ficou tristonha pelos cantos da casa, esta comendo pouco, mas muito triste o que fazer, alguem pode me ajudar.

29/12/2009 10:23:11
Lilia Diana

Olá, eu não sou veterinária mas como crio coelhos tenho alguma experiência e como ninguém respondeu a você até agora vou te dar umas dicas apesar que o melhor mesmo é levar ao veterinário. O que tem atacado mais meus coelhos é a Eimeria sp, um protozoario que se aloja nos intestinos. Para saber mais acesse no google com "eimeria" e vai encontrar. O que você tem que olhar todos os dias são as fezes. Se forem pretas, suspeita logo da eimeria. Eu costumo nesses casos diminuir a ração e colocar muita folha verde, se as fezes passam logo a ficarem esverdeadas e sequinhas, alívio, se continuarem pretas é sinal da eimeria. Bom é levar ao veterinário, eu fiz da primeira vez, agora já faço o teste no laboratório, o químico já me conhece, levo as fezes e digo que é do coelho, não erro, me devolve com a confirmação.... ai tem que dar o antibiótico, sempre dou na água pois para dar na boca é uma trabalheira, e estressa muito os bichinhos que passam a ter medo da gente. Se tua coelha estava em dezembro mesmo com eimeria, e não foi tratada, acredito que já tenha morrido, mas fica a dica para as próximas. Outra dica: não deixe a coelha parir uma cria atrás da outra, não dá tempo de ela se repor do desgaste. Separe o macho e junte de novo quando for querer que acasale de novo. 2 ou 3 partos por ano é um bom tamanho. Sorte com a coelhada. Abraços, Lilia

07/06/2010 12:21:09

Você só pode comentar se estiver logado.

Email:
Senha:

Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados