Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

couve manteiga - Por Rhode Mazzo

Meus pes de couve estao cheio de flores. Devo usar as sementes para replantar ou eu devo plantar os brotos? Mesmo tendo flores e sementes nos brotos eu ainda posso replantar?

01/06/2009 10:28:35
oscar roberto pfau

Rhode, a perpetuação da couve se fz por brotação lateral e por sementes,e há um ciclo definido para o aparecimento das flores e consequentemente de sementes,entendeu? .É um processo normal. Tambem há um outro pormenor: qdo vc quebra o "pé-mãe" da couve ,ou qdo vc colhe o miolo central dela , vc favorece a brotação lateral e o ciclo dela apressa, , surge a floração,como uma tentativa dela de se perpetuar tambem por semente. Então vc não deve colher as folhas novas do miolinho dela, ´vc está prejudicando a planta,deu para entender? Mas tambem pode ser o final do ciclo delas e dai abriu brotação e tambem floriu,. Acredito q vc deveria renovar o plantio -começar novamente- seja por sementes (+ demorado) ou por meio de mudas (+ rapido). Acho q te respondi tua duvida; os professores da USP,que nos assistem ,devem responder melhor esta questão tua--Agradecido Oscar

17/02/2012 16:52:43

Você só pode comentar se estiver logado.

Email:
Senha:

Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados