Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Pimentão - Por alexandre jose da silva paraiso

Tenho uma pequena horta em minha casa.
Gostaria muito de saber por que meu pé de pimentão cresceu, floresceu, nasceram vários pimentões, porém qdo. refloreceu novamente as flores caíram e não mais nasceram. Fiquei achando até que foi olho grande. pois distribuí até com meus vizinhos de tão feliz. Me ajudem Alexandre

24/03/2009 09:05:55
Jorge Henrique Moreira dos Santos

Alexandre, Doenças de plantas são anormalidades provocadas geralmente por microrganismos, como bactérias, fungos, nematóides e vírus, mas podem ainda ser causadas por falta ou excesso de fatores essenciais para o crescimento das plantas, tais como nutrientes, água e luz. Neste caso, são também conhecidas como distúrbios fisiológicos.
Várias são as medidas que podem ser adotadas para evitar a ocorrência de doenças em plantas ou mesmo reduzir seu impacto no produto comercial. A observação harmoniosa de um conjunto de medidas de controle, também conhecido como controle integrado, tem como objetivo principal a redução da necessidade do uso de agrotóxicos.
Para que as doenças sejam bem controladas é necessário que a cultura seja bem conduzida, ou seja, que a planta não esteja sujeita a estresses provocados por fatores diversos, tais como época de plantio desfavorável, adubação desbalanceada, ferimentos nas plantas, competição com plantas daninhas e o uso de cultivares não adaptadas ao clima. Dentre estes fatores, deve ser dada atenção especial ao tipo de solo e modo de irrigação. Plantas de pimenta são muito sensíveis a solos encharcados e morrem prematuramente por esta causa. O controle de doenças de plantas é, mais que tudo, ‘medicina preventiva’, ou seja, a estrita observação de medidas que devem ser adotadas antes mesmo do plantio.

19/02/2013 10:36:03

Doenças causadas por fungos:
Tombamento
Murcha-de-fitóftora
Mancha-de-cercóspora
Antracnose
Oídio
Mancha-aveludada.

Doenças causadas por bactérias:
Murcha-bacteriana
Mancha-bacteriana
Talo-oco.

Distúrbios fisiológicos e causados por artrópodes:
Podridão-apical
Clorose-internerval
Clorose-das-folhas
Fumagina.
Alexandre, por favor pesquise sobre isso e resolva o problema.

19/02/2013 10:42:14

Doenças de pós-colheita

Doenças de pós-colheita em frutos de pimentas são provocadas principalmente pelo fungo Colletotrichum spp. (antracnose) e pela bactéria Erwinia spp. (podridão-mole) em períodos de alta umidade e no verão. As duas doenças podem provocar perdas significativas porque os frutos doentes são descartados durante a comercialização. Os fungos Geotrichum sp. e Rhizopus sp. Também podem causar podridão nos frutos principalmente após a ocorrência de ferimentos e danos mecânicos. O pedúnculo dos frutos pode ser atacado por fungos, como Alternaria alternata, Fusarium spp. e Cladosporium fulvum, e bactérias como Erwinia spp., comprometendo a qualidade visual dos frutos.

Controle

. Garantir, através de medidas de controle químico e/ou cultural, a sanidade dos frutos no período que antecede a colheita (caso seja feito o controle químico, o período de carência dos produtos deve ser rigorosamente observado);
. Colher os frutos quando estes estiverem secos;
. Colher, selecionar e transportar os frutos de maneira que ocorra o mínimo de ferimentos, que são as principais portas de entrada dos patógenos;
. Usar contentores apropriados para colheita e transporte, fáceis de serem lavados e desinfestados, e que produzem menos injúrias nos frutos;
. Quando os frutos são lavados, somente deve-se acondicioná-los nas embalagens depois que eles estiverem completamente secos;
. A água usada para lavar os frutos deve ser isenta de agrotóxicos e de microorganismos;
. Os frutos comercializados em sacos de plástico, bandejas de isopor recobertas por filme plástico de PVC ou caixas plásticas do tipo ‘PET’, ou outras embalagens fechadas devem ser mantidos sob refrigeração;
. Frutos comercializados a granel devem ser expostos em ambiente bem ventilado, evitando bolsões de umidade, onde podem iniciar-se focos de podridões;
. Frutos podres devem ser eliminados para evitar a contaminação de frutos vizinhos.

19/02/2013 10:44:56

Você só pode comentar se estiver logado.

Email:
Senha:

Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados