Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

ALIMENTAÇÃO DE CABRAS LEITEIRAS EM REGIME SEMI-INTENSIVO EM SÍTIO ORGÂNICO - Por Antonio Ferreira

Tenho 6 cabras e 1 bode da raça Saanen, animais que sobraram de plantel criado em confinamento com alimentação tradicional. Em decorrência de problemas na comercialização do leite produzido e o valor da ração, fomos forçados a paralizar a criação em caráter comercial e passamos a soltar as cabras no sítio, por falta de condições para continuar comprando a ração.
Estamos estudando sobre plantio orgânico com criação de cabras leiteiras, com firme propósito de iniciar o processo, em regime semi-intensivo, ou seja, mantendo as cabras no capril e soltando-as para se alimentarem também em pasto. Porém, temos as seguintes questões para as quais gostaríamos de obter esclarecimentos e orientações, se possível:

1. Queremos produzir o alimento das cabras no próprio sítio, através do sistema de plantio orgânico de hortaliças, frutas, forrageiras, etc.
2. Quais seriam as espécies de forrageiras indicadas para plantio para a composição do alimento das cabras, considerando que a propriedade fica na baixada fluminense, estado do Rio de Janeiro?
3. Que espécies de pasto podem ser plantadas para a mesma finalidade, para um plantel de pequeno tamanho, cerca de 10 animais no máximo, o nosso planejamento inicial?

Agradecemos sua atenção e breve retorno, com abraço fraterno.
Antonio

04/11/2008 03:29:55
nemer netto

Boa tarde sr Antonio; apenas hoje li o sua mensagem e como também pretendo iniciar uma atividade rural organica associada a atividade leiteira com cabrinos acho importante ter um intercambio com pessoas no mesmo ramo. Como não tenho experiencia não posso auxilia-lo na seu pedido mas gostaria de saber se o sr prossegiu com a sua ideia e como está hoje a sua atividade. Saudações; Nemer.

14/09/2009 13:40:50

Você só pode comentar se estiver logado.

Email:
Senha:

Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados