Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

abelhas jatai - Por givanildo antunes monteiro

ha quinze dias troquei um exame de jatai de caixa, mas ficou algumas na caixa anterior e estão arranchada inclusive até ja com um pequeno começo de colméia! Existe alguma chance de aumentar esse enxame? Ou morrerão com algum tempo?

31/08/2008 21:20:20
fabricio kohler

provavelmente o echame que esta na caixa antiga vai vingar, pois ja estão começãndo outra colmeia, deixe e veja noque vai dar, se tiver sorte ele vinga. se precisar fabrico e vendo caixas isca para jatai e uruçu, tambem confecsiono recipientes isca ja com cerume para capturar enchames, os recipientes entrego a R$ 25,00 + frete a unidade, para verem as caixas visitem : newcenterinformatica.blogspot.com

25/02/2009 11:50:29
Thiago Bittencourt Rodrigues

Caro Givanildo:tudo depende .Se na caixa anterior já estiver sendo gerada uma nova rainha e a antiga rainha tiver migrado para a nova caixa junto com as outras abelhas(e vice-versa),formar-se-ão 2 enxames,o da caixa nova e o da caixa onde existem as abelhas remanescentes.Porém,se na transferência ,as abelhas que sobraram ficaram sem a rainha,elas vão migrar dali em algum tempo,pois sem a rainha elas ficam desorientadas.Mas não vão necessariamente morrer por conta disso.

26/05/2009 21:55:28
Osias Fernandes

Apenas não descuide da alimentação dos dois enxames, como você fez a retirada ou divisão dos enxames, é possível que tenha deixado uma larva de abelha rainha jovem na colméia antiga. Você pode transferir células de mel de outras colméias para essa mais antiga, colocar o xarope para a alimentação das mesmas. Uma boa planta para a criação de mel e própolis pelas Jataís é o Pinhão Roxo, uma planta que lembra a mamona sendo que é roxa.

26/09/2010 12:05:33

Você só pode comentar se estiver logado.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados