Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Viabilidade e lucratividade da criação de avestruzes - Por Oliveira

A criação de avestruzes tem gerado muito interesse.
Gostaria de colocar neste Forum , a preocupação de um internauta, que também é a minha( como interessado na criação de avestruzes). O amigo diz :
"Tenho observado que praticamente todas as empresas que têm interesse comercial em avestruzes oferecem taxas de rentabilidade muito acima do normal para os iniciantes.
Se a rentabilidade é tão alta como o alardeado: Por que os grandes criadores , que têm recursos financeiros suficientes , vivem oferecendo parcerias -inclusive com recompras para abate ou mesmo recompra de matrizes anteriormente vendidas -precisam dividir seus lucros com os pequeninos investidores e criadores?
Por que eles mesmos não criam ( garantindo reserva de mercado e exclusividade ) e ficam com os lucros de forma integral ?
Caso esta dúvida não seja esclarecida com detalhes, sempre haverá o fantasma do famoso caso do " Boi Gordo ", que faliu e consumiu as economias de muita gente honesta...."
" Quem garante que, mesmo estas empresas /fazendas - ARAVESTRUZ, PÉ FORTE,AVESTRUZ MASTER,GRANAVEZ ETC, grandes e tidas como sérias não irão dar um grande " tombo ", nos investidores??? ".
Vale a pena trocar idéias sobre isto !

07/01/2004 21:45:11
Francisco Meireles

Em Portugal, Espanha e penso que também nos Estados Unidos foi isso que aconteceu. Várias empresas grandes dedicaram-se de 1995 a 2000 ao mercado de reprodutores (muito lucrativo) e não aproveitaram para expandir o mercado da carne e couro. Hoje em dia os pequenos criadores quase todos foram à falência por falta de mercado para escoar os seus produtos e os grandes estão hoje muito mais pequenos. Em Portugal e Espanha quase não se encontra carne de avestruz à venda. Passou a febre do avestruz e muitas pessoas perderam muito dinheiro com o \"negócio\".

13/01/2004 10:21:11
Douglas Andreneli

Diferentemente dos outros paises citados o Brasil esta abrindo mercado para os produtos do Avestruz, não só mercado interno mas também mercado externo inclusive com a exportação de reprodutores, couro e carne pois as plumas são amplamente utilizadas em nosso pais. Respondendo a pergunda de porque então as grandes empresas querem ajudar vos pequenos criadores, por apenas um motivo, é preciso quantidade e volume de mercadorias e animais para que possamos exportar os produtos e ainda é preciso quantidade de animais reprodutores para que possamos abater em quantidade industrial e apesar das empresas serem grandes sem a ajuda dos pequenos demorariam muito tempo para conseguir atingir este numero de animais suficientemente grande para alcançar os mercados ja existentes.

19/01/2004 11:44:18

Você só pode comentar se estiver logado.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados