Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Alimentação - Por ronaldo tadeu da costa

Tenho notado que meus animais esta emagrecendo muito.
Necessito de informação quanto a vitaminas e proteinas para adicionar ao capim picado, bem como um vermifogo, os animais são da raça santa ines.

30/12/2006 22:57:09
Felipe Cessa Pestana

Olá Ronaldo. Bom, as informações q vc deu são muito vagas, pode estar acontecendo várias coisas, pode ser verminose, pode ser o capim, ou nutricional mesmo. Quanto o capim picado eu tb forneço mas adiciono um pouco de cana e tenho uma raçõa farelada q eu faço aki mesmo com 17% de proteina p/ matrizes e 18% p/ borregos Vermifogo uso o cidectim, mas o melhor é vc fazer um exame de opg nos animais p/ ver qual o melhor vermifogo a ser utilizado. Bom Ronaldo é isso, espero q tenhate ajudado um pouco, se tiver duvidas, escreva novamente ou mande um e-mail, um abraço e boa sorte

20/04/2007 10:03:39
Carolina Faria Pires Gama Rocha

Prezado Ronaldo, O emagrecimento dos seus animais pode ter várias causas. Mas realmente, a adição de vitaminas ou proteínas pode melhorar essa situação. Dependendo da idade dos animais e da sua condição(prenhez), medidas diferentes devem ser tomadas. Pode-se manter a ração de manutenção (para animais que não necessitam de engorda , emagrecimento, não são cordeiros-não estão em fase de crescimento, ou não estão prenhes) com 18% de proteína. Para cordeiros pode-se utilizar uma ração de 20% de proteína para creep feeding. Para ovelhas prenhes deve-se ser extremamente cuidadoso com o risco de toxemia de prenhez(cetose) ao final da prenhez(último terço da prenhez). E para evitá-la o aumento gradual de milho(quirera) disponível a vontade ao longo do dia todo é bastante importante. Assim como a administração diária (no último terço da prenhez)de melaço de açucar diluído na água do cocho ou, melhor, com uma seringa para adimnistração oral diluida em água(mas não exagere no melaço!). Pode ser utilizada ração comercial (já batida) com estas porcentagens ou pode-se utilizar milho, algodão, amendoim, arroz, bagaço de cana,canola, girassol, mandioca,polpa cítrica, soja, sorgo, trigo e etc.... O melhor é o disponível em sua região, o que é mais barato e mais fácil de ser obtido. O melhor vermífogo a ser utilizado depende das espécies de vermes presentes no seu rebanho. Assim, para conseguir uma melhor resposta, o melhor é a efetuação de um exame de OPG(contagem de ovos em fezes- ovos por grama de fezes). Assim, você poderá atacar examente a tal espécie. Mas normalmente com ovinos a admistração de moxidectinas (cydectim - fort dodge) é eficiente para a maioria dos vermes, a não ser as tênias que são melhor eliminadas bor abamectina e albamesol. Mas é extremamente necessário um calendário de vermifugação para o controle efetivo desses parasitas. Espero tê-lo ajudado. Atenciosamente, Carolina F. P. G. Rocha Gerente de Projetos - EJAV USP Empresa Junior de Assistência Veterinária - USP

31/05/2007 00:08:11

Você só pode comentar se estiver logado.

Email:
Senha:

Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados