Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

leite - Por Marcia Sofia Martins cabral

eu gostava muito de obter informações sobre as anãlises realizadas ao leite: a pesquisa de inibidores e de TmT ( microrganismos totais), era muito importante para mim. obrigada agradecia se podessem mandar para o meu mail. muito grata
márcia cabral

08/10/2003 17:34:40
Camilla Silveira

Olá Marcia! As análises feitas mais comumente no leite são: Acidez (para avaliar seu estado de fermentação,um leite com acidez fora do padrão é considerado anormal, em ínicio de fermentação e impróprio para consumo e industrialização);fosfatase e peroxidase (avaliam se a pasteurização foi bem feita, numa temperatura ideal);crioscopia (mede o ponto de congelamento do leite, para verificar se não adicionaram água) e densidade; essas análises são feitas para leites pasteurizados, no leite cru são feitas as seguintes provas: acidez,prova do álcool (verifica se o leite vai aguentar a temperatura de pasteurização),crioscopia e pH ;e as análises de composição como gordura, proteína,matéria seca e desengordurada.As análises microbiológicas normalmente feitas são as para coliformes totais e fecais pelo número mais provável (NMP) e plaqueamento para contagem de mesófilos. Sobre os inibidores, eu não sei ao certo,mas creio que não são utilizados em leite. Espero ter respondido às suas perguntas e peço desculpas pela demora. Camilla S. Silveira Alberto

25/11/2004 21:09:38

Você só pode comentar se estiver logado.

Email:
Senha:

Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados