Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Ação do antibiótico - Por Allan de Oliveira Mota

Gostaria de saber o que ocorre com o gado que recebe o dobro da dosagem de antibiótico receitada pelo veterinário, para cura-lo de uma doença bacteriana.
O gado pode chegar a morrer?
Se morrer, qual a possível causa da morte?
E se a morte depois da dosagem foi ocasionada pela perda de peso e desnutrição?
Poderia ser porque a super-dosagem matou as bactérias intestinais, o que impediu a digestão da celulose?
Ou porque as bactérias que causavam a doença ficaram mais resistentes devido à grande dosagem?
Ficaria muito grato se me respondesem, desde já, muito obrigado!

17/05/2006 21:14:31
Ligia Dias Prezotto- ZOOT JR. USP

Caro Allan, Super dosagens causam intoxicações como descrito nas bulas, mas desconheço mortes causadas por isso. O que vai acontecer é que se as bacterias nao morrerm com a concentração utilizada, o medicamento nao ira mais fazer efeito no animal. Qto a desnutriçao, acho quase impossivel ser causada pelo medicamento, mas deve ser sim uma decorrencia da doença que prejudicou a ingestao e aproveitamento dos alimentos! Para que o medicamento mate as bacterias ruminais ele tem que ser em uma dosagem absurda! Espero ter esclarecido suas duvidas, Ligia!

05/09/2006 15:23:41

Você só pode comentar se estiver logado.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados