Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Adubacão de pastagens - Por Alexandre Dias de Oliveira

Gostaria de saber mais sobre adubacão foliar de pastagens e saber algumas recomendacões.

20/03/2006 12:01:05
Eliza Trickett - ZOOT JR. USP

Caro Alexandre, como não especificou exatamente o que quer saber sobre adubação foliar, vou explicar de um modo geral. Caso tenha alguma dúvida específica, que demande uma explicação mais detalhada, entre em contato comigo via e-mail lizzy_trrickett@terra.com.br Na adubação foliar, existem diversos fatores externos e internos que influenciam a velocidade de absorção e, portanto, a eficiência da absorção foliar. Os principais estão resumidos em seguida. -ÂNGULO DE CONTACTO: para que ocorra a penetração pela cutícula a superfície tem que ser molhada pela solução aplicada. a capacidade do líquido para molhar uma superfície sólida é função do ângulo de contacto que se estabelece entra ambas (dependendo da tensão superficial e da natureza da superfície) -TEMPERATUDA UMIDADE DO AR E LUZ: para garantir o máximo ded proveito, a solução aplicada deve permanecer revestindo a superfície foliar durante algumas horas, para que isso ocorra, a pulverização deve ser executada quando a umidade atmosférica for relativamente alta (manhã ou fim de tarde em função do orvalho). A presença de luz em geral aumenta a absorção foliar na medida que esta depende do fornecimento de energia fotossintética. -COMPOSIÇÃO DA SOLIÇÃO: altera diretamente a velocidade da absorção, diminuindo-a ou aumentando-a dependendo dos seus componentes. -pH: afeta a absorção, variando de acordo com a solução utilizada. -MODO DEE APLICAÇÃO: deve ser feita de modo que: As folhas fiquem recobertas por uma camada uniforme de solução nas duas faces, e A quantidade de nutriente aplicada se distribua nas folhas do modo mais fino e uniforme possível. -SUPERFÍCIE FOLIAR: o grau dee idratação foliar influencia consideravelmente a velocidade da absorção. A época de aplicação deve ser feita nos períodos de exigência da cultura. Por exemplo, no cultivo de cana-de-açucar, quando se refere a deficiência de nitrogênio, a forma de aplicação deve ser a uréia, na concentração de kg/ litros. Se o Sr. me especificar o tipo de cultura, posso responder mais especificamente, como disse anteriormente. Se necessário, envie-me um e-mail.

05/06/2006 18:02:05

Você só pode comentar se estiver logado.

Email:
Senha:

Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados