Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

alimentação - Por Rafael

O que um coelho come???
Posso criar ele com capim e algum tipo de planta comum nas matas aqui do RJ? Tem como criar sem ração?!?

Grato
Rafael

23/10/2006 21:16:38
José Silva

Sinceramente, Rafael. Não! Pode até mandar brasa e só dar capim e folhas, frutas e vegetais, mas o trabalho que vai ter para balancear as coisas não sei se compensa. Isto é, se quiser bichos saudaveis. Eles vão viver, mas os filhotes vão ser mais fracotes e podem apresentar doenças advindas da desnutrição. A saúde do coelho é atrelada diretamente à nutrição. Se tiver um bom conhecimento dos valores nutricionais de cada planta, talvez nutra os seus muito bem, ou se atacar de doido, dando tudo o que encontrar pela frente, também. Coelho é seletivo no que aceita para comer. Tem dia que os meus comem quilos de folha de amora, tem dia que nem tomam conhecimento. O importante é uma alimentação diversificada. Com os meus aprendi que eles passam fome, mas não comem qualquer coisa. Mas a ração (desde que de boa procedência) é balanceada e serve de base da alimentação e não é cara, aqui, compro o quilo por 80 centavos! Não custa tanto! Aí complemento com o que tenho a mão e vou testando o paladar da coelhada, em época de manga, comem manga, de goiaba... e assim vai. É só ficar atento para a diarréia e a coriza, estas coisas podem matar os bichos. Mas o tratamento é simples, o coelho, começou a fazer coco mole, broto de goiaba ou caqui. Começou a espirrar? Broto de limão, mexerica e laranja. Não vejo dificuldade.

29/01/2007 23:02:20

Você só pode comentar se estiver logado.

Email:
Senha:

Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados