Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Peixes de água salgada


Garoupa

Nome Popular Garoupa/Grouper
Nome Científico Epinephelus guaza
Família Serranidae
Distribuição Geográfica Regiões Norte, Nordeste e Sudeste.
Descrição Peixe de escamas pequenas; corpo, cabeça e boca grandes; pedúnculo da nadadeira caudal curto e grosso. A coloração é parda avermelhada, com manchas esverdeadas nos flancos, formando faixas verticais; o ventre é amarelado. As nadadeiras são arredondadas, escuras com a margem clara. Alcança mais de 1m de comprimento total e 60kg.
Ecologia É encontrado ao longo do litoral brasileiro, nos fundos de pedras e corais ou onde existem estruturas submersas, onde vive em tocas. Eventualmente pode ser encontrada em estuários. Alimenta-se de peixes, lagostas, camarões, ouriços, moluscos e lulas. Como a carne é de excelente qualidade, tem grande importância comercial principalmente no Sudeste do Brasil.
Equipamentos Equipamentos do tipo médio/pesado a pesado, mesmo para os pequenos exemplares, porque os peixes costumam se entocar após serem fisgados. A vara deve ser dura para evitar a corrida do peixe. As linhas devem ser altamente resistentes à abrasão, como as confeccionadas em kevlar (multifilamento), com resistência variando de 20 a 70 lb. Por causa da boca grande, os anzóis devem ser de n° 6/0 a 12/0. Não é preciso encastoar o anzol.
Iscas Iscas artificiais que trabalhem mais no fundo, como os plugs de barbela longa (crankbaits) e jigs. Iscas naturais de sardinhas, bonitos e atuns também são atrativas, principalmente quando estão estragadas.
Dicas O peixe deve ser puxado rapidamente, antes que entre em um buraco. Para isso é aconselhável usar linhas mais duras e a fricção deve ser mais apertada.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados