Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Trigo


Plantio

Para o plantio do trigo há enormes tendências no Brasil. O plantio no Sul do país é o mais antigo, justamente pelo clima mais próximo do temperado e temperaturas amenas. Mas o crescente plantio no Centro-Oeste indica que Goiás e Mato Grosso vão ser os maiores plantadores de trigo daqui alguns anos.

A espécie de trigo mais cultivada é Triticum aestivum sp., e sua época de plantio varia muito com relação à região de plantio, temperatura média, umidade, e condições do solo. Se a região a ser plantada estiver em local com umidade maior de 75%, não se aconselha o plantio pois a região é inapta para o plantio. A temperatura não pode ser alta (acima de 26-27ºC), e o frio é suportável (e até preferível) somente no começo do plantio. Geada é outro acontecimento que não pode ocorrer no amadurecimento do trigo, para não haver perdas (que não são pequenas!). No início do plantio, assim como o frio, a geada é bem vinda. 

O espaçamento de plantio é de 0,17cm por metro quadrado, e deve ser plantado próximo à superficie (mais ou menos 2 cm). Costuma-se plantar em pequenas propriedades a lanço, jogando pouca terra em cima somente para cobrir a semente. O número de sementes é por volta de 300 sementes por metro linear.

Deve-se tomar cuidado com excesso de calor no plantio, e geadas e chuvas no início da formação do grão. Para maiores informações a respeito da viabilidade econômica de plantio para a sua região, procure Institutos de pesquisa da sua região ou consulte livros específicos de plantio para seu estado.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados