Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Soja


Cultivo

Rotação de culturas

Esse sistema de cultivo denominado rotação de culturas é norma recomendável para a exploração racional de uma propriedade agrícola. Alternando-se as culturas de um mesmo local, evita-se a propagação de pragas e moléstias que tendem a aumentar com o plantio seguido de uma mesma cultura. A rotação permite, também, melhor aproveitamento da fertilidade do solo.

Uma leguminosa como a soja, em plano de rotação com outras culturas (tais como milho, algodão, trigo) oferece condições de racionalizar a adubação química de tais plantas, pois, através do fenômeno da simbiose com bactérias da espécie Rhizobium Japonicum, fixa considerável quantidade de nitrogênio do ar atmosférico.

A soja, por outro lado, tem a faculdade de melhorar as propriedades físicas do solo, tornando-o mais solto pela agregação de suas partículas. Estudos comprovaram que o solo, quando cultivado com a soja, adquire maior e mais duradoura capacidade de reter água.

Existem também várias experiências que o comprovaram; quando incluída em um plano de rotação, a soja aumenta a produção do milho em 25% e do trigo em 22%.

Fotoperiodísmo

A soja é uma planta muito sensível ao comprimento do dia. Dias longos favorecem o seu desenvolvimento, que é significativamente limitado por dias curtos.

Outra característica de fotoperiodísmo que marca a fisiologia da soja é a formação de botões florais induzida pela extensão do período de ausência da luz, ou seja, a ocorrência de florescimento quando as noites atingem determinado número de horas.

A sensibilidade da soja ao fotoperiodísmo condiciona a escolha do cultivar e a época de plantio.

Cultivares precoces que crescem normalmente em regiões de dias longos de verão (Rio Grande do Sul) ficam com porte baixo quando cultivadas em regiões que têm verão de dias mais curtos (Goiás). O inverso também se dá, isto é, o excesso de crescimento, com acamamento das plantas, se os dias no verão são muito mais longos que o normal para a cultivar escolhida. É, portanto, indispensável conhecer as características da cultivar e as condições locais em que ela será explorada, antes de elege-la para plantio.

O atraso no plantio também acarreta redução do porte das plantas, que é provocada por quantidade de luz diária insuficiente no período de desenvolvimento vegetativo e pela diminuição desse período, por não haver um correspondente atraso do florescimento.

Tratos culturais

As ervas daninhas prejudicam de modo especial a soja quando ocorrem na fase inicial de seu desenvolvimento, ou estão presentes na ocasião da colheita. Por esse motivo a lavoura precisa estar livre de ervas, especialmente nesses períodos.

Os cultivos podem ser mecânicos ou químicos. Os cultivos mecânicos devem ser rasos para não prejudicar as raízes da soja, e executados quando as ervas são pequenas.No controle químico são empregados vários herbicidas comerciais.

A escolha e a aplicação de herbicida requerem bastante conhecimento técnico. Por isso, a orientação de um Técnico agrícola.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados