Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Mandioca


Tratos Culturais

A cultura precisa ser mantida no limpo, até quando as plantas, pelo seu desenvolvimento, sombreiem o terreno. Em geral, fazem-se três a cinco capinas durante o primeiro ano e uma ou duas no segundo. Provavelmente, a primeira e a segunda capina serão-mixtas, isto é, cada uma constará da passagem do cultivador entre as linhas e do uso de enxadas, entre as plantas. nas linhas. Durante o segundo ano, as capinas poderão ser apenas manuais, pelas dificuldades de penetração nas entrelinhas da cultura já desenvolvida.

Quando o mandiocal completa um ciclo vegetativo, contando de oito a doze meses de idade costuma-se fazer a poda das plantas, cortando-se as hastes principãis a 10 ou 15 cm do chão. A operação é feita apenas na cultura que vai ficar para ser colhida no fim do segundo ciclo vegetativo.

A poda da mandioca só se justifica em alguns casos, como quando se vai empregar a rama de ano para o plantio de novas áreas ou quando será aplicada para fins industriais. Em localidades sujeitas a geadas, o corte é feito antes da ocorrência provável dêsse fenômeno climático. Poda-se também, a cultura cujas plantas, bastante atacadas pelas brocas do caule, necessitam de uma renovação da parte aérea .para atravessarem o segundo ciclo vegetativo em melhores condições fito-sanitária.

A mandioca se dá muito bem com esterco curtido, colocando-se 500gramas por cova. Em casos de solos muitos ácidos, aplique calcário 60 a 90 dias antes do plantio, na quantidade máxima de 2 ton/ha.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados