Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Mandioca


Clima e Solo

Prefere solos arenosos, planos, profundos e com pH entre 5,5 e 6,5.

A mandioca vegeta e produz bem, praticamente, em todo o Brasil. Nas altitudes muito elevadas, com mais de 1.000 metros o sucesso da cultura dependerá da época fria e das temperaturas.

As médias mensais deverão estar acima de 20ºC, durante o período vegetativo.

As atividades vegetativas dessa planta diminuem muito durante o nosso inverno (de maio a agostó) ficando aparentemente paralizadas em temperaturas abaixo de 15ºC. A mandioca é muito sensível à geada. Quando atingidas as plantas já desenvolvidas, seca quase sempre, toda a parte aérea; continuam, entretanto vivas as< porções subterrâneas das hastes, de onde saem, mais tarde, novas brotações refazendo-se o vegetal. Plantas muito novas, se atngidas pela geada emitem outras brotações mais tarde.

Períodos quentes e secos são desfavoráveis nas primeiras fases da cultura principalmente durante. a época de plantio.

Precipitações anuais em torno de 1.000 milímetros de chuvas são muito boas para a cultura, desde que distribuídas num período de seis a oito meses durante o ano. Entretanto, em zonas tropicais a mandioca prospera e produz, não raro, em localidades com precipitações de até 3.000 milímetros anuais, e, por outro lado, embora em condições precárias, também sob um regime de cerca de 500 milímetros.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados