Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Mamona


Colheita

Época

Decorridos dois meses e meio a três meses da germinação a planta começa a florescer e conseqüentemente a frutificar, sendo que os primeiros cachos atingem o ponto de colheita três a quatro meses após o florescimento.
Em algumas variedades os frutos maduros e secos, abre-se com violência sendo as sementes expelidas à distâncias; deve-se estar atento para que isto não aconteça, sendo a secagem dos frutos completada após colhidos, o que já não ocorre com outras  variedades, cujos frutos podem secar na planta.
Existem também diferenças em características de interesse entre estas duas variedades, como o florescimento e maturação.

Secagem

Secagem é completada em terreiros, raramente usando-se secadores artificiais. Os frutos devem ser estendidos no terreiro em camadas de 5 cm, para haver maior superfície de exposição aos raios solares. A ação da umidade da noite deve ser evitada amontoando-se os frutos e cobrindo-os com um encerado. Isto se faz necessário para que a secagem seja mais rápida e a abertura dos frutos seja facilitada. Geralmente, para a secagem da produção de um hectare de mamona necessita-se de uma área aproximada de 157 m2. O emprego de secadores artificiais é desejável, obtendo-se uma secagem com menor tempo e mais uniforme.

A colheita e secagem dos frutos das variedades indeiscentes (que não se abre quando seco) é bastante simplificada, pois a indeiscência dos frutos permite que a produção de uma área, com os frutos totalmente secos, e prontos para o beneficiamento, seja colhida numa só operação. Neste caso o beneficiamento pode ser feito no campo através do acoplamento de uma máquina descascadora à tomada de tração do Trator. A vantagem da operação é que a casca da mamona, rica elementos nutritivos, poderá ser incorporada ao solo. Outro ponto de cr6sse é de caráter econômico, pois somente serão transportadas do campo sementes, que é o objetivo.

Beneficiamento

Os frutos da variedade deiscente podem ser beneficiados por dois processos: o manual e o mecânico. No processo manual, após a secagem dos frutos, estes são batidos com uma vara flexível, como a usada para o feijão. Em seguida o benefício é completado com a abanação por meio de peneiras comuns ou abanadores mecânicos, para livrar as sementes das impurezas depreciam consideravelmente o seu valor.

O processo mecânico de benefício é realizado por maquinas descascadoras apropriadas, as quais geralmente possuem adequado sistema de ventilação, dando como produto final, sementes livres de impurezas.

Acondicionamento

Uma vez limpas, as sementes devem ser ensacadas, adotando-se  sacos de 30 kg, que é o peso usado no comércio da mamona. O armazenamento  deve ser sempre feito em lugar seco e ventilado.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados