Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Girassol


Colheita

Na cultura do girassol, a colheita é uma das práticas que requer cuidados, principalmente porque os seus frutos, quando maduros, são muito apreciados pelos pássaros, que reduzem sensivelmente o rendimento.

O momento da colheita varia de acordo com a época em que se tenha realizado o plantio. Geralmente ela se efetua entre os meses de fevereiro e março.

Em geral, depois de 4 ou 5 meses, pode-se colher o girassol e o momento de se fazê-lo é quando os grãos já tiverem saído do seu estado leitoso, estando maduro e não completamente seco.

Se esperar que eles fiquem bem secos, arrisca-se a ter perdas, porque então as sementes se desprendem com relativa facilidade, caindo ao solo.

A colheita mecânica torna possível a obtenção de óleo de custo baixo. Não obstante a sua economia, este tipo de colheita exige um terreno plano e cultivo de variedades de maturação uniforme.

Na colheita manual, o processo mais usado consiste em separar da planta o disco floral, com um golpe de facão na haste, bem próximo à inserção daquele. Transportam-se os discos florais para os terreiros, onde são deixados ao sol, estendidos em camadas finas para secarem e soltarem os grãos. Se estenderem os discos em camadas grossas, pode  dificultar a secagem, ocasionando a fermentação com prejuízo da qualidade do óleo contido nas sementes.

Uma colheita que vem sendo bastante usada, principalmente entre aqueles que não têm terreiros disponíveis, é aquela que é feita quando as sementes se apresentam bem granadas, maduras, porém não completamente, secas. Nesse ponto, com um facão bem afiado, faz-se dois cortes, um quase rente ao disco e outro mais abaixo, em forma de bizél, a um metro de altura do solo. O disco é cravado na haste, com a face que encerra as sementes voltadas para baixo, deixando-se nesta posição durante 10 ou 12 dias, enquanto se completa a maturação das sementes. Com este processo evitam-se as perdas pelos estragos dos pássaros e das chuvas.

O benefício do disco floral, quando convenientemente seco ao sol, também poderá ser feito através das abanadeiras de arroz, que executam ótimo serviço.

Por ventilação a mucilagem seca é separada das sementes, que são recolhidas perfeitamente limpas.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados