Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Chá


Plantio

O plantio por estacas possibilita uma maior uniformidade das plantas, maior produtividade e homogeneidade de brotação. A estaca é formada de uma folha desenvolvida e respectiva gema axilar com 3 a 4cm do ramo cortado em bizel. O enraizamento é feito em sacos plásticos cheios com terra peneirada e adubado.

Mudas

As gemas devem ser retiradas em maio a junho. As mudas permanecem no viveiro por 10 a 12 meses, recebendo irrigações periódicas. O viveiro deve ser sombreado (só 20 a 30% de luz). Pouco antes de irem para o campo, devem ir gradativamente, recebendo mais sol até que, por ocasião do transplante já tenham se adaptado ao pleno sol. O transplante deve ser feito entre abril e julho. As covas devem ter 20x20x20 cm. O espaçamento deve ser de 1,50 a 1,80cm entre linhas e 0,50 a 0,80 entre covas. São necessárias de 7.000 a 13.000 mudas para se plantar 1 hectare.

Adubação e calagem

A calagem e a adubação devem ser feitas com base na análise do solo. Deve elevar o índice de bases para 40%.

Aplicar:
- 25 gramas por planta de nitrogênio;
- 10 a 15 gramas por planta de fósforo;
- 10 a 15 gramas por planta de potássio;

Efetuar a adubação em cobertura, sob a projeção da copa das plantas e distribuir os fertilizantes em três vezes, nos meses de agosto, dezembro e março.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados