Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Cebola


Generalidades

História e botânica

A cebola, botanicamente conhecida como Allium cepa L., é o principal condimento utilizado pelos brasileiros e, de modo geral, pela maioria dos povos.

Originária do centro da Ásia, essa planta atingiu a Pérsia, de onde se irradiou para a África e por todo o continente europeu. Do Velho Mundo, foi trazida para as Américas, pelos primeiros colonizadores.

No Brasil, era cultivada, de início, apenas nos Estados sulinos, especialmente no Rio Grande do Sul. Aos poucos, foi interessando a outras regiões, sendo, atualmente, cultivada desde o Nordeste até o extremo sul do país.

É planta anual, para produção de bulbos, e bienal, para produção de sementes. O bulbo é tunicado, concêntrico, formado pela bainha das folhas, que se tornam carnosas e bem suculentas, sobrepondo-se umas às outras e recobertas, exteriormente, por escamas secas, de coloração amarela, roxa ou branca, segundo a variedade.

Na parte central do bulbo, no primeiro ano, forma-se um órgão intumescido e fusiforme, que representa o escapo floral em estado embrionário e que se desenvolve no segundo ano, atingindo a altura de 1,30 m, tendo no ápice uma inflorescência globulosa, a umbela que é formada por um número variável de flores:  de 50 a 2000.

A cebola contém 87,5% de água e apresenta a seguinte composição por 100 gramas de material fresco: 49 calorias, 1,4 mg de proteína, 32 mg de cálcio, 20 U.l. de vitamina A, 12 mg de ácido ascórbico, 0,12 mg de vitamina G, 0,03 mg de vitamina Bi e 0,1 mg de niacina.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados